domingo, 20 de dezembro de 2015

Festa das Comunidades Eclesiais de Base: Povo de Deus que celebra, festa das comunidades celebrando 30 (trinta) anos das comunidades de Aracoiaba

 Festa das comunidades celebrando 30 (trinta) anos das comunidades de Aracoiaba na comunidade de Várzea Queimada  

No dia 16 de dezembro, a Comunidade de Várzea Queimada vivenciou uma celebração especial. A memória dos 30 anos das Comunidades Eclesiais de Base em Aracoiaba. Diversas comunidades atenderam ao convite e se fizeram presentes no evento. Da comunidade de Passagem Funda saiu uma caminhada animada com cânticos e reflexões sobre a vida em comunidade.

A celebração começou com a acolhida das comunidades através de cânticos de animação. O Ato Penitencial foi um pedido de perdão histórico falta de fé na força da união, pelas desistências, pelas indiferenças e pela falta de testemunho das comunidades.  Durante a celebração foram trazidos alguns símbolos que representam a caminhada das CEBs: A Bíblia, a água, a terra, a cruz, o galho de juazeiro o livro de atas da Associação e as sandálias. No final, seu Alberto, articulador da primeira reunião das comunidades do setor em 1985, fez um breve relato histórico do início da caminhada das comunidades de Aracoiaba. Em seguida foi lida a ata da primeira reunião das comunidades, conservada em um pequeno caderno guardado por 30 anos por seu Alberto. A missa terminou com a reunião de todas as lideranças de comunidades junto ao altar para a bênção das sementes de muringa que foram distribuídas aos presentes.


A festa continuou com o lanche e as apresentações musicais com os artistas da terra: Silvanar no violão, seu Cícero e a menina Cecília nas sanfonas e seu Chico Dadá no pandeiro.


A próxima celebração será no dia 30 de dezembro na localidade de Tabuleirinho onde se encontra uma pequena capela no lugar onde foi enterrada uma vítima da seca de 1915. Às 16h sairá uma caminhada da comunidade de Carnaúba e de Várzea a Abelha para a capela do Tabuleirinho onde será celebrada a missa em memória das vítimas da seca do quinze.